Agosto: mês dedicado às vocações

O mês de agosto é um mês dedicado á celebração das vocações e da reflexão. Com a memória de Santo Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da igreja no dia 1 de agosto de 24 convidamos vocês a refletir sobre a importância de cada vocação e como podemos responder aos chamados de Deus em nossas vidas, agradecendo pelas bênçãos, relembrar as nossa trajetória desde o inicio do ano até aqui e rezar pela nossa igreja, sociedade, família e palas diversas forma de serviços.

Na primeira semana de agosto, a igreja no Brasil celebra a vocação sacerdotal. Os pastores que nos guiam, nos consola, dão orientação espiritual quer serve a Deus e a comunidade com sua bondade afim de sempre acolher a todos. Vamos lembrar e acolher nossos padres que dedicam sua vida a serviço de Deus e da comunidade, rezemos para que Deus continue abençoando esses homens generosos e corajosos para cumprir um papel  e uma votação tão importante para nos católicos, os pastores guiando suas ovelhas até o altíssimo. Que Deus os mantenha fortes e renovados em sua missão.

Na segunda semana, celebra-se a vocação da família. É na família que descobrimos nossos primeiros amores, onde aprendemos os valores fundamentais do respeito, da fé e da solidariedade. É através da família dos nossos pais e irmãos que aprendemos a ser uma verdadeiras igrejas domesticas, onde a fé seja vivida e transmitidas de geração em geração.

Rezemos pela família, para que todos os membros sejam fortalecidos em sua missão e para que todos encontrem em Jesus Cristo a fonte de seu amor e unidade. No segundo domingo do mês em especial, agradecemos a Deus a vida e a missão de todos os pais.

Na terceira semana,a igreja vai lembrado e celebrado a vida religiosa, consagrada  contemplativa. Homens e mulheres de movidos pelo Espírito Santo decidiram seguir a vida Cristã, divulgando o evangélico. Vivendo uma vida radical no qual fazem seus votos de castidade e obediência a Deus.

Rezemos por todos os religiosos e religiosas, para que sejam sinais vivos do amor de Deus no mundo e que suas comunidade sejam fontes de luz e esperança para todos.

Na quarta semana, refletimos sobre a vocação dos leigos e leigas. Os conhecidos como sem sal da terra e a luz do mundo, vivendo sua fé no cotidiano, no trabalho, na política e na educação e em todos os âmbitos da sociedade. Rezemos para que todos os leigos sejam fortalecidos em sua missão e que possam testemunhar Cristo em todas as suas ações e palavras. Vamos lembrar também de no ultimo domingo Deus abençoe todos os catequistas e que os leigos recebam o chamado de Deus.

Neste mês vocacional, somos chamados a discernir e a responder ao chamado de Deus em nossas vidas. Cada vocação é um dom e uma responsabilidade. Que possamos, como comunidade de fé, apoiar e incentivar uns aos outros a viver plenamente a vocação que Deus nos deu. E que, por intercessão da Virgem Maria, nossa Mãe, a primeira vocacionada do Pai, sejamos sempre fiéis ao nosso chamado, servindo com alegria e generosidade na vinha do Senhor. Amém”. Diz Dom Anuar Battisti Arcebispo Emérito de Maringá (PR).

Compartilhe:

Postagens Relacionadas