Por: Larissa Sousa
Aconteceu nesse final de semana entre os dias 9 e 11 de agosto em Bogotá (Colômbia), o Congresso de teologia “Teologia em chave sinodal para uma Igreja sinodal” promovido pelo o Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Cleram). Esse congresso pode ser acompanhado pelo YouTube da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, (CNBB).
O congresso foi aberto pelo presidente da CNBB que também é arcebispo de porto Alegre, dom Jaime Spengler “aponta para a construção de um vínculo sempre mais estreito entre o evangelho, fé e vida”, continuou dizendo “fazemos votos de que esses dias de reflexão, estudo, oração e diálogo possam ser frutuosos a fim de colaborar naquilo que se faz necessário para que a igreja cumpra com a missão no tempo presente de ser sal na terra, luz no mundo, fermento na massa”.
Foi uma uma caminhada voltada para a reflexão, comunhão da igreja católica Latino-Americana e os caribenha a serviço de uma igreja sinodal e de forma criativa. Esse congresso foi destinado as Universidades e Instituto de Teologia. foram convidados também para participar desse congresso, Dario Vitali (Itália) com “A teologia da sinodalidade do Povo de Deus no atual processo sinodal”. Pedro Trigo (Venezuela), María Clara Bingemer (Brasil) e Ernesto Palafox (México), que abordaram a atual situação do Panorama na teologia Latino-Americana.
Dom Luis Marín de San Martín estava presente no evento e agradeceu pelo trabalho realizado pela Igreja na América Latina e pela contribuição” citando o Papa Francisco, dom Luís Marín continuo a encorajar os participantes e afirmou “Animo-vos a seguir sendo canal da graça, a abrir-se, refletir e dinamizar. Só então poderemos ser instrumento de renovação nesse tempo de esperança que estamos vivendo, um tempo bonito, um tempo do Espírito que nos convida a ser protagonistas”.